Os Fabulistas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé, árvore, céu e atividades ao ar livre

Clayton Bonardi e Débora Vivan, depois de passarem por diversos trabalhos e companhias teatrais ao longo de sete anos de parceria, resolvem se juntar para contar histórias às crianças residentes na Comunidade do Moinho na cidade de São paulo. Assim nasce o grupo “Os Fabulistas”.

Após conhecerem o projeto Curumim, uma associação que cuida de crianças em estado de vulnerabilidade social da área central da cidade de São Paulo, os dois decidiram ser voluntários como contadores de histórias na instituição, onde contaram suas histórias por cerca de um ano. Depois disso foi a vez do ator/diretor Mateus Menezes se juntar à dupla. Desde o seu nascimento em 2015, o grupo  já foi convidado a contar suas histórias em diversos locais, podendo levar seu repertório para muitos outros cantos.

O trio de atores, com vasta experiência teatral, conta suas histórias sempre se apoiando em sua formação, e entra em cena imbuído de personagens divertidos que se utilizam de diversas técnicas diferentes para se comunicar com o público. Seja manipulando objetos e bonecos, seja cantando ou se transformando nos personagens das histórias, eles sempre transportam o espectador para outros mundos e outros tempos.

Um 2017 se juntam ao grupo os músicos MaSoul e Brunno Ogibowski. Juntos os cinco criam o primeiro espetáculo da companhia, “Os criados do Barba Azul” um espetáculo destinado ao público infantil e jovem que explora as linguagens do terror e humor. O espetáculo circulou pelo interior do Estado de São Paulo pelos teatros do Sesc e fez em 2018 uma temporada no teatro João Caetano na cidade de São Paulo.

Em 2018 o grupo estreou seu novo espetáculo “Histórias Pelo Mundo”, onde mesclam atuação e técnicas diferentes de manipulação de bonecos. O espetáculo já foi apresentado nas cidades de São Carlos e Presidente Prudente nos teatros do Sesc.

A convite da SP Leituras Grupo participou da Viagem Literária 2018, passando pelas cidades de Avanhandava, Penápolis, Birigui, Araçatuba e Valparaíso, totalizando 10 apresentações em bibliotecas e locais públicos para uma plateia de crianças, jovens e adultos.

Clayton Bonardi é ator, manipulador e contador de histórias e pedagogo por formação, tendo trabalhado com o grupo Teatro de Mamulengos na assessoria técnica de projetos especiais da secretaria de educação. Atua em teatro, TV, cinema e performances diversas. Dentre os trabalhos mais importantes estão o espetáculo “Que Monstro te Mordeu”, em cartaz no teatro Popular do SESI, SP  onde atua como manipulador de bonecos, o Programa Cocoricó da TV Cultura, onde deu vida a Galinha Lola, a novela Carrossel do SBT e a peça “O Monge e o Executivo”. Trabalhou com a Abrava Produções no musical Bom dia & Cia. Atua ainda em diversos comerciais de TV e curtas-metragens.

Debora Vivan é atriz, diretora e manipuladora de bonecos. Formada em teatro pela PUC-sp se especializou na Itália em teatro cômico e teatro de máscaras. Trabalhou em diversos grupos teatrais, incluindo a Cia. Bonecos Urbanos durante quatro anos, onde aprendeu a manipular bonecos e objetos. Integrou a Cia Teatro Rock onde fez os espetáculos “Na Cama com Tarantino” e Q.A.P. Participou do especial “A Borboleta Sem Asas” e do programa “Qual é o bicho” na TV Cultura. Foi atriz e criadora do espetáculo “Tempos de Marilyn” de Sergio Roveri com direção de José Roberto Jardim. Foi assistente de direção de Márcio Araújo no  espetáculo: “Heróis à vista”, e de Gustavo Kurlat no espetáculo “Encasulados”- São Paulo. Integrante da web série “Niara e os Animais” e do espetáculo “Floresta dos Mistérios”. Atualmente, além de se dedicar ao teatro também cursa o quinto semestre do curso de Psicologia na Universidade Nove de Julho.

Mateus Menezes é ator formado pelo Indac em 2007, fez estágio como arte-educador, desenvolvendo trabalhos em diversas linguagens como mímica e teatro de rua. Trabalhou na Cia Realce, que realiza espetáculos baseados em obras literárias, além de espetáculos infantis e teatro empresarial. Lá desenvolveu as funções de ator, diretor, operador de luz e som e produtor.  Em 2013/2014 participou das temporadas do espetáculo Os Vivos e os Mortos, de Kiko Marques, no Teatro Viga. É produtor executivo e desenvolve atividades artísticas dentro da Humanize Produções. Assistente de direção de Kiko Marques na Velha Companhia, indicada aos prêmios Shell e Aplauso Brasil de direção e vencedor do prêmio APCA de melhor direção em 2017. É integrante da Cia Os Fabulistas  e diretor do espetáculo “Os Criados do Barba Azul”, primeiro espetáculo da cia. Faz parte do elenco de “Floresta dos Mistérios” de Márcio Araujo, estreado em 2019.